Inscreva-se


RCI Revista Científica Integrada UNAERP campus Guarujá

Prazos para entrega de artigos



Os prazos para submissão de artigos para a próxima edição da revista estarão abertos de 07/03/16 a 07/05/16

Expediente





Normas para publicação



NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS

1. Critérios para aceitação de trabalhos: os trabalhos enviados à revista devem ser inéditos. Os trabalhos serão submetidos à avaliação do Corpo Editorial pelo método double blind review, no intuito de auxiliar os autores na melhoria de suas pesquisas. O Corpo Editorial considerará a relevância do tema; a qualidade textual; a consistência teórica; a originalidade e a adequação às normas da revista. Após a análise do trabalho será emitido um relatório com um dos seguintes pareceres:

1.1. Aceito para publicação: o trabalho será publicado na próxima edição da RCI.
1.2. Aceito com reservas: o Corpo Editorial irá sugerir modificações para que o trabalho se adeque às normas da RCI, ou para melhor compreensão do texto. As recomendações serão encaminhadas ao autor através do seu email de contato;
1.3. Recusado: caso o trabalho não seja aprovado, o(s) autor(es) será(ão) comunicado(s) através do email de contato, sendo enviado um texto no qual constará o motivo da recusa.

2. Aspectos legais: a RCI reserva todos os direitos autorais de seu conteúdo. Todos os textos publicados estão protegidos pelas Leis de Direito Autoral vigentes. As normas da revista podem ser revistas a qualquer tempo, visando seu aprimoramento. É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo publicado na RCI, desde que citada a fonte. Os conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores. Os Editoriais, que refletem as posições da RCI, são elaborados pelo Editor Científico responsável. O(s) autor(es) ao enviarem textos para publicação, manifesta(m) plena concordância com os termos da revista RCI.

3. Preparação dos Textos: os textos devem possuir como limite máximo:

  • 30 páginas para Ensaios;
  • 20 páginas para Artigos Originais e de Atualização;
  • 15 páginas para Revisões Bibliográficas;
  • 07 páginas para Comentários e Estudos de Caso;
  • 05 páginas para Resenhas e Resumos de Teses.
4. Forma de envio dos trabalhos: devem ser enviados como anexos, exclusivamente por meio eletrônico, para o endereço rciguaruja@unaerp.br. O(s) autor(e) deve(m) especificar no corpo do email a categoria do texto enviado. Ex.: Artigo original, resenha, estudo de caso, etc.

5. Como nomear o arquivo: rci_palavradotítulo_mês&ano.doc Ex.: O artigo "Breves Considerações sobre as mudanças no Código Florestal brasileiro", pode ser identificado como: rci_códigoflorestal_032014.doc.

6. Apresentação: Word, na extensão .DOC ou .DOCx.

7. Formato e Margens: A4. Margens superior, inferior e laterais: 2,5 cm.

8. Fontes e espaçamento: Arial ou Calibri 12; entre linhas: simples; entre parágrafos: 06 pontos.

9. Numeração de páginas: no rodapé à direita, algarismo arábico, fonte 10.

10. Título: inseri-lo na primeira linha da primeira página, em fonte 14, negrito, maiúsculo, centralizado em duas linhas, conforme exemplo abaixo:

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

11. Autoria: inserir o nome do autor duas linhas abaixo do título, em fonte 10, centralizado, em negrito, com a primeira letra de cada nome em maiúscula. Logo abaixo, inserir a função do autor, abaixo desta, a instituição a qual está vinculado e na linha seguinte, o e-mail do autor. Inserir em seguida o nome do segundo autor, se houver, repetindo o procedimento tantos quantos forem os autores, deixando o espaço de uma linha entre os mesmos, conforme exemplo abaixo:Paulo Delsy
Professor do Curso de Gestão Ambiental
Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá
paulodelsy@hotmail.com
Edith Fernandes
Professora do Curso de Direito
Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá
efernandesprof@hotmail.com



12. Resumo: inseri-lo duas linhas abaixo do nome do último autor, no idioma do trabalho. Máximo de 250 palavras, fonte 12, espaçamento entre linhas simples e título em negrito à esquerda. Aplicar o texto sem parágrafo, de forma contínua, respeitando-se a pontuação.

13. Palavras-chave: aplicá-las logo abaixo do resumo, com a indicação da área de conhecimento a qual pertence o artigo (Humanas; Exatas; Saúde; Tecnologias; Interdiciplinares). Recomenda-se a inserção de três a seis palavras-chave, cada qual com a primeira letra em maiúscula e em fonte 12. Ex.: Palavras-chave: Código Florestal, Proteção Ambiental, Áreas de Preservação.
Área de conhecimento: Humanas.

14. Títulos e subtítulos: alinhar à esquerda, em negrito e numerar com algarismos arábicos, a partir de 1. com a primeira letra em maiúscula. Ex.:
1. Introdução.

15. Corpo do texto: iniciar abaixo das Palavras-chave. Alinhamento justificado, com entrelinhas simples e recuo de 1 cm na primeira linha, conforme o exemplo:
Tendo em vista as recentes mudanças ocorridas no Código Florestal brasileiro, a legislação ambiental pátria passou a ter...

16. Figuras, quadros e tabelas: aplicar títulos e legendas abaixo das mesmas.

17. Citações: utilize o sobrenome do autor e o ano da publicação, conforme o exemplo; Segundo os especialistas a teoria citada é ainda incipiente (FONTES, 2010).

18. Idiomas: serão aceitos textos submetidos em Português, Espanhol e Inglês.

19. Bibliografia: em ordem alfabética.

NORMAS ESPECÍFICAS PARA ARTIGOS; ENSAIOS; ESTUDOS DE CASO E RESUMOS DE TESES:

1. Principais títulos. Recomenda-se a inserção dos seguintes títulos no corpo do texto:
1. Introdução
2. Objetivos
3. Métodos
4. Desenvolvimento
5. Conclusões/ Considerações finais
6. Referências

NORMAS ESPECÍFICAS PARA REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS; COMENTÁRIOS E RESENHAS:

2. Principais títulos. Recomenda-se a inserção dos seguintes títulos no corpo do texto:
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusões/ Considerações finais
4. Referências
PRAZOS:

1. Envio de textos pelo autor: os prazos para submissão de trabalhos são divulgados no site da RCI.

2. Envio do texto para avaliação dos revisores: 03 dias a contar do fechamento do prazo de submissão dos trabalhos.

3. Manifestação dos revisores: 10 dias a contar do recebimento do texto para análise.

4. Envio do texto ao autor para eventuais correções: 05 dias após a devolução pelo Corpo Editorial.

5. Prazo para o autor aplicar as sugestões recomendadas: 03 dias após o envio das sugestões.


Dúvidas: encaminhar e-mail para rciguaruja@unaerp.br

Guarujá, 28/03/2014


Prof.ª Didiane Chinalli
Editora Científica
RCI - UNAERP Campus Guarujá
Prof. Dr. Rubens Ulbanere
Coordenador do Núcleo de Pesquisas
UNAERP Campus Guarujá




Endereço de contato



UNAERP Campus Guarujá
Av. D. Pedro I, 3.300 Enseada
Guarujá-SP CEP 11440-003
Fone: (13) 3398-1059 / (13) 3398-1089

Edição atual



Edições anteriores



Apresentação



RCI - REVISTA CIENTIFICA INTEGRADA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ
Dentro da missão da estrutura universitária, a UNAERP Guarujá oferece ensino de qualidade, realiza ações de extensão que beneficiam a comunidade e fomenta a difusão e inovação do conhecimento por meio de pesquisas.


Para que as informações científicas sejam propagadas para a comunidade externa, prop
s-se a criação de uma revista eletrônica científica integrada que se configure em um meio de divulgação dos projetos desenvolvidos pela instituição. A publicação também pode ser utilizada por outros pesquisadores que tenham projetos de interesse para a sociedade brasileira.


A Revista Científica Integrada UNAERP Campus Guarujá - RCI é uma publicação multidisciplinar criada em 2012 que visa divulgar pesquisas e trabalhos científicos de relevância nas seguintes áreas do conhecimento: Humanas, Saúde, Exatas e Tecnologias e Interdisciplinares, além dos resultados obtidos em estudos inovadores encaminhados por pesquisadores brasileiros ou de outros países.


A RCI admite que sejam submetidos para aprovação e posterior publicação, trabalhos científicos nas modalidades de Artigos originais; Artigos de atualização; Comentários; Ensaios; Estudos de caso; Resenhas; Revisões bibliográficas e Resumos de teses.


A 5ª edição da RCI, publicada em março de 2015 abriu o volume II do periódico.


A RCI possui o ISSN 2359-4632 e apresenta periodicidade semestral podendo haver também publicações de Edições Especiais..


OBJETIVO

A Revista Científica Integrada UNAERP Campus Guarujá - RCI é uma publicação multidisciplinar que visa divulgar pesquisas e trabalhos científicos de relevância nas seguintes áreas do conhecimento: Humanas, Biológicas, Exatas e Tecnologias, além dos resultados obtidos em estudos inovadores encaminhados por pesquisadores brasileiros ou de outros países.


JUSTIFICATIVA


Para tornar a RCI acessível a pesquisadores de qualquer parte do planeta e dessa forma potencializar sua função social da difusão do conhecimento, buscou-se o formato digital cuja escolha, segundo Ducatti et al. (2006) , se dá essencialmente por alguns fatores [...] por uma real otimização do processo editorial, proporcionando com isso, maior eficiência e eficácia na elaboração e manutenção da revista e, sobretudo, pelo alcance expressivo conseguido por meio da web, incluindo aí o âmbito internacional.

MISSÃO DA RCI

1.1. Divulgar a produção científica relevante nas diferentes áreas do saber, elaborada por pesquisadores, docentes, universitários e profissionais do Brasil e do exterior, selecionada com base na sua qualidade e consistência, promovendo a difusão do conhecimento.
1.2. Ser um espaço para a troca de saberes e de experiências, contribuindo assim para o desenvolvimento das ciências em geral.
1.3. Veicular ações inovadoras em pesquisa e iniciativas científico-profissionais relevantes para o aprimoramento dos saberes.

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO

1. A RCI admite que sejam submetidos para aprovação e posterior publicação, os seguintes trabalhos científicos:
1.1. Artigos originais;
1.2. Artigos de atualização;
1.3. Comentários;
1.4. Ensaios;
1.5. Estudos de caso;
1.6. Resenhas;
1.7. Revisões bibliográficas;
1.8. Resumos de teses.

2. Seções: os trabalhos serão distribuídos na RCI de acordo com sua pertinência às seções de:
1.1. Humanas;
1.2. Tecnologias.
1.3. Exatas;
1.4. Saúde;
1.5. Interdisciplinares.

3. Periodicidade: a RCI tem periodicidade semestral, podendo haver também publicações de Edições Especiais.

____________________________________________________________________________________________
u00b9DUCATTI, A. D. et al. Elaboração de uma revista eletrônica da área de informática em saúde
- RECIS. X Congresso Brasileiro de informática em saúde. Oct. 2006. Disponível em http://www.sbis.org.br/cbis/anaiscbis2006.htm

Edições Especiais