Inscreva-se


Curso de Música promoveu oficina sobre método Dalcroze

A oficina "A Rítmica Dalcroze - Uma educação por e para a música", que aconteceu entre os dias 25 e 27 de janeiro no Teatro Bassano Vaccarini da Unaerp, foi ministrada pelo professor do Instituto Jacques Dalcroze (Genebra-Suiça), Iramar Rodrigues.
  O método Dalcroze utiliza a resposta do aluno ao ritmo proposto por meio de movimentos rítmico-corporais. "O método é uma pedagogia do ensino da música por meio de elementos de base que a constituem, ou seja, a música, o corpo e o movimento, na qual tentamos conduzir o aprendizado da linguagem musical através da conexão desses três elementos, tendo em conta a maneira de aprender e de assimilar a música", explica o professor Iramar Rodrigues.
  A estudante da 3ª etapa do curso de música da Unaerp, Eula Hallak, participou do curso com o intuito conhecer uma técnica nova de aprendizagem. "Essa metodologia proporciona um momento lúdico pelo qual as pessoas podem ter muito mais interesse do que a forma tradicional de ensinar música. É de grande valia para os novos educadores que estão participando do curso e isso pode mudar bastante o quadro educacional, pois os profissionais vão conseguir fazer um trabalho muito mais integrado".
  Uma iniciativa do curso de Música da Unaerp, o curso foi voltado para alunos e professores da Universidade, bem como para educadores musicais e outros interessados no tema. A principal motivação para realizar o curso foi a de apresentar uma nova metodologia para os participantes. "Pretendemos transformar a educação e é nesse sentido que buscamos mostrar para os alunos as propostas mais inovadoras. A ideia é que esses educadores possam ir para escola e mostrar essa nova possibilidade de aprendizado. Não precisamos estar atrás de uma carteira ou anotando a matéria no caderno o tempo todo, podemos aprender por meio do corpo, do movimento, da música do gesto e é isso que pretendemos fazer com que a educação musical escolar e a educação escolar possa ser transformada", conclui a coordenadora do curso de Música, Érika de Andrade Silva.


O professor do Instituto Jacques Dalcroze (Genebra-Suiça), Iramar Rodrigues


A participante Eula Hallak considerou o curso de grande valia por trazer uma nova proposta de ensino


A coordenadora do curso de Música da Unaerp, Érika de Andrade Silva


Oficina aconteceu entre os dias 25 e 27 de janeiro