Você está no

APOIO AO ESTUDANTE
FIES

   

É um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar mensalidades de estudantes que não tenham condições de pagar os valores correspondentes ao seu curso integralmente. Para candidatar-se ao FIES, os alunos devem estar regularmente matriculados na UNAERP. Veja a relação dos cursos disponíveis no site (sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html).

Inscrição
Deverá ser realizada pelo estudante por meio do sistema informatizado (SisFIES), desenvolvido e mantido pelo FNDE. Primeiramente o estudante faz a inscrição no site (sisfiesportal.mec.gov.br), informando os dados solicitados (dados pessoais, do curso, da Instituição e o valor a ser financiado), se no momento da inscrição houver verba disponível para o financiamento, poderá obtê-lo, finalizando a inscrição, caso contrário, deverá aguardar liberação do valor.

Disponibilidade de Valor/Valor Limitado
A UNAERP aderiu ao FIES com limite de valor. Conforme preconiza a legislação, para que os seus alunos possam ser beneficiados com financiamento estudantil (FIES), é necessário que a Instituição de Ensino promova sua adesão ao FIES e, de acordo com suas disponibilidades, destine um valor financeiro à concessão de financiamentos aos seus estudantes, tudo de acordo com o arts. 15 e 26 da Portaria Normativa MEC nº 01, de 22 de janeiro de 2010.

Participação da Instituição e Liberação de Valores
A instituição não interfere no processo de seleção e contratação dos alunos. A participação da Instituição de Ensino se restringe ao processo de validação das informações inseridas no SisFIES pelo próprio estudante. Quanto à liberação dos valores ao FIES, o valor autorizado é considerado globalmente pelo MEC/FNDE, sem possibilidade de qualquer interferência da instituição na eleição de cursos, locais de oferta ou estudantes contemplados.

Data da Liberação da Contratação
Antecipadamente a Unaerp divulga a data de disponibilização dos recursos financeiros prioritariamente no site da própria Universidade (www.unaerp.br), buscando dar ampla visibilidade, como também, iguais condições de acesso a informações a todos os interessados. Caso o aluno queira receber, também via e-mail a data de disponibilização dos recursos financeiros, poderá cadastrar-se na Central de Benefícios, através de requerimento ou envie um e-mail para cbolsas@unaerp.br, solicitando a divulgação da data de liberação de recursos em seu e-mail.

Inscrição Concluída
O estudante, após concluir sua inscrição junto ao portal do FIES, deverá validar tais informações, para tanto deverá comparecer a Instituição de Ensino, e entregar pessoalmente a documentação completa (Anexo da Relação de Documentos) até 3 dias úteis antes da data de vencimento para que haja tempo suficiente para avaliação da documentação. Não serão aceitos documentos posteriores a esta data, assim como documentos encaminhados via e-mail e fax.
Antes de efetuar a solicitação de inscrição, o candidato deverá se interar das Portarias e da Legislação que regem o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CPSA do direito de excluir aquele que não preencher a solicitação de forma completa e correta.
Comprovada a veracidade das informações, o estudante comparece ao agente financeiro do FIES ( Agência Bancária) para formalizar a contratação do financiamento.

Aditamentos Semestrais
Aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento que ocorre no período de rematrícula do estudante no curso, ou seja, após ingresso no FIES, o financiamento dos semestres seguintes é feito por aditamento ao contrato inicial. O aditamento não é feito automaticamente - NECESSITA QUE O ESTUDANTE SIGA AS ORIENTAÇÕES DA CENTRAL DE BENEFICIOS, ENVIADAS POR E-MAIL, NO PERÍODO MARCADO PARA RENOVAÇÃO DO FIES.
O aluno deverá concretizar o pré-aditamento no próprio site do FIES (Portal do Aluno), em seguida dirigir-se à UNAERP (CENTRAL DE BENEFICIOS) para buscar o documento de regularidade de matrícula, e leva-lo ao banco caso seja "Não Simplificado";
# aditamento não-simplificado, (RM) o estudante deverá apresentar-se à agência bancária que concretizou o contrato para confirmação e finalização do aditamento e em seguida entregar na UNAERP o Termo Aditivo para comprovação da finalização do aditamento;
Tão somente o aluno poderá assinar o aditamento mediante apresentação de documento de identificação.
A CPSA, ressalta que é de responsabilidade o estudante verificar em sua caixa postal as orientações para realização, a cada semestre, do aditamento do FIES.
Horário de atendimento para alunos interessados no FIES ou que tenham contratado o financiamento:
  • Segunda, quarta e sexta-feira, das 14h00 às 21h30
  • Terça e quinta-feira, das 8h30 às 13h00 e das 18:30 às 21h30
Dilatação
A Portaria Normativa MEC n° 16, de 04/09/2012, publicada na imprensa oficial da União no dia 05/09/2012.
Dispõe sobre a dilatação de prazo de utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), a partir da data da edição da Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, INTERINO, no uso de suas atribuições e considerando o disposto na Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, e nas Portarias Normativas MEC nº 15, de 8 de julho de 2011, e nº 23, de 10 de novembro de 2001, resolve:

Art. 1º – O prazo de utilização do financiamento poderá ser dilatado por até 2 (dois) semestres consecutivos, mediante solicitação do estudante e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) do local de oferta do curso, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Parágrafo único – A dilatação prevista no caput deste artigo não será considerada no cômputo do prazo de amortização do financiamento a que se refere o art. 1º do Decreto nº 7.790, de agosto de 2012, ficando mantida, para essa finalidade, a duração regular do curso.

Art. 2º – A solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento poderá ser realizada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da dilatação.
 
TV Unaerp
Matéria com os projetos ganhadores do IV Concurso Nacional Professor Electro Bo...
Eventos
Notícias
São três especializações de MBA nas áreas de Logística, Comércio...
ADITAMENTO FIES | URGENTEOs aditamentos serão realizados por ordem de...
O Processo Seletivo Agendado 2015/1 está com inscrições abertas. Confira...
Destinado a estudantes carentes e afrodescendentes, o cursinho pré-vestibular...