Você está no

APOIO AO ESTUDANTE
FIES

   

É um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar mensalidades de estudantes que não tenham condições de pagar os valores correspondentes ao seu curso integralmente. Para candidatar-se ao FIES, os alunos devem estar regularmente matriculados na UNAERP. Veja a relação dos cursos disponíveis no site (sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html).

Inscrição
Deverá ser realizada pelo estudante por meio do sistema informatizado (SisFIES), desenvolvido e mantido pelo FNDE. Primeiramente o estudante faz a inscrição no site (sisfiesportal.mec.gov.br), informando os dados solicitados (dados pessoais, do curso, da Instituição e o valor a ser financiado), se no momento da inscrição houver verba disponível para o financiamento, poderá obtê-lo, finalizando a inscrição, caso contrário, deverá aguardar liberação do valor.

Disponibilidade de Valor/Valor Limitado
A UNAERP aderiu ao FIES com limite de valor. Conforme preconiza a legislação, para que os seus alunos possam ser beneficiados com financiamento estudantil (FIES), é necessário que a Instituição de Ensino promova sua adesão ao FIES e, de acordo com suas disponibilidades, destine um valor financeiro à concessão de financiamentos aos seus estudantes, tudo de acordo com o arts. 15 e 26 da Portaria Normativa MEC nº 01, de 22 de janeiro de 2010.

Participação da Instituição e Liberação de Valores
A instituição não interfere no processo de seleção e contratação dos alunos. A participação da Instituição de Ensino se restringe ao processo de validação das informações inseridas no SisFIES pelo próprio estudante. Quanto à liberação dos valores ao FIES, o valor autorizado é considerado globalmente pelo MEC/FNDE, sem possibilidade de qualquer interferência da instituição na eleição de cursos, locais de oferta ou estudantes contemplados.

Data da Liberação da Contratação
Antecipadamente a Unaerp divulga a data de disponibilização dos recursos financeiros prioritariamente no site da própria Universidade (www.unaerp.br), buscando dar ampla visibilidade, como também, iguais condições de acesso a informações a todos os interessados. Caso o aluno queira receber, também via e-mail a data de disponibilização dos recursos financeiros, poderá cadastrar-se na Central de Benefícios, através de requerimento ou envie um e-mail para cbolsas@unaerp.br, solicitando a divulgação da data de liberação de recursos em seu e-mail.

Inscrição Concluída
O estudante, após concluir sua inscrição junto ao portal do FIES, deverá validar tais informações, para tanto deverá comparecer a Instituição de Ensino, e entregar pessoalmente a documentação completa (Anexo da Relação de Documentos) até 3 dias úteis antes da data de vencimento para que haja tempo suficiente para avaliação da documentação. Não serão aceitos documentos posteriores a esta data, assim como documentos encaminhados via e-mail e fax.
Antes de efetuar a solicitação de inscrição, o candidato deverá se interar das Portarias e da Legislação que regem o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CPSA do direito de excluir aquele que não preencher a solicitação de forma completa e correta.
Comprovada a veracidade das informações, o estudante comparece ao agente financeiro do FIES ( Agência Bancária) para formalizar a contratação do financiamento.

Aditamentos Semestrais
Aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento que ocorre no período de rematrícula do estudante no curso, ou seja, após ingresso no FIES, o financiamento dos semestres seguintes é feito por aditamento ao contrato inicial. O aditamento não é feito automaticamente - NECESSITA QUE O ESTUDANTE SIGA AS ORIENTAÇÕES DA CENTRAL DE BENEFICIOS, ENVIADAS POR E-MAIL, NO PERÍODO MARCADO PARA RENOVAÇÃO DO FIES.
O aluno deverá concretizar o pré-aditamento no próprio site do FIES (Portal do Aluno), em seguida dirigir-se à UNAERP (CENTRAL DE BENEFICIOS) para buscar o documento de regularidade de matrícula, e leva-lo ao banco caso seja "Não Simplificado";
# aditamento não-simplificado, (RM) o estudante deverá apresentar-se à agência bancária que concretizou o contrato para confirmação e finalização do aditamento e em seguida entregar na UNAERP o Termo Aditivo para comprovação da finalização do aditamento;
Tão somente o aluno poderá assinar o aditamento mediante apresentação de documento de identificação.
A CPSA, ressalta que é de responsabilidade o estudante verificar em sua caixa postal as orientações para realização, a cada semestre, do aditamento do FIES.
Horário de atendimento para alunos interessados no FIES ou que tenham contratado o financiamento:
  • Segunda, quarta e sexta-feira, das 14h00 às 21h30
  • Terça e quinta-feira, das 8h30 às 13h00 e das 18:30 às 21h30
Dilatação
A Portaria Normativa MEC n° 16, de 04/09/2012, publicada na imprensa oficial da União no dia 05/09/2012.
Dispõe sobre a dilatação de prazo de utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), a partir da data da edição da Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, INTERINO, no uso de suas atribuições e considerando o disposto na Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, e nas Portarias Normativas MEC nº 15, de 8 de julho de 2011, e nº 23, de 10 de novembro de 2001, resolve:

Art. 1º – O prazo de utilização do financiamento poderá ser dilatado por até 2 (dois) semestres consecutivos, mediante solicitação do estudante e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) do local de oferta do curso, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Parágrafo único – A dilatação prevista no caput deste artigo não será considerada no cômputo do prazo de amortização do financiamento a que se refere o art. 1º do Decreto nº 7.790, de agosto de 2012, ficando mantida, para essa finalidade, a duração regular do curso.

Art. 2º – A solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento poderá ser realizada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da dilatação.
 
Eventos
Notícias
O Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de...
Acompanhe na TV Ilha do Sol (canal 36 UHF ou canal 4 da NET Baixada Santista)...
Dentro da programação do Outubro Rosa no município de Guarujá, o Conselho...
O evento na Unaerp Guarujá irá reunir gestores e representantes das equipes...