Você está no

Curso
Psicologia
Formação do psicólogo sólida, ampla e diversificada para atuação frente à nova realidade social e profissional
  • Classificado com quatro estrelas pelo Guia do Estudante Abril 2016.
  • Criado em 1996, o curso já graduou mais de 800 profissionais.
  • Corpo docente composto por 100% de mestres e doutores.
  • Formação básica nas áreas clássicas de atuação do psicólogo como atendimento clínico, escolar/educacional, empresarial/organizacional, além de formação profissional em setores de desenvolvimento recente como psicologia da saúde; psicologia desportiva, psicologia jurídica, do trânsito, terapia familiar e psicologia em situações traumáticas e emergenciais.
  • O currículo do curso de Psicologia enfatiza seriamente a formação básica do psicólogo, antes de iniciar a formação profissional caracterizada pela diversidade das áreas abrangidas. Destacam-se diversas disciplinas como Neuropatologia; Psicobiologia dos Transtornos Mentais; Psicologia Institucional e Comunitária.
  • Estágios obrigatórios (básicos e profissionalizantes), com 1.200 horas de atividades supervisionadas e possibilidade de remuneração em instituições e organizações conveniadas.
  • Desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, enfocando temas como: Prevenção e Promoção de Saúde; Plantão Psicológico; Escolha e Identidade Profissional; Psicanálise e Educação; Clínica Psicanalítica com Crianças; Situações de Luto; Saúde Mental e Psicoterapia Breve; Atuação frente a Dificuldades de Aprendizagem.
  • Serviço-Escola de Psicologia atende gratuitamente a população no campus da Unaerp. Docentes e alunos do curso também realizam atividades de extensão e prestação de serviços em hospitais, escolas, organizações e instituições filantrópicas.
O curso oferece formação generalista e preparação profissional ampla nos diversos campos da Psicologia. A metodologia de ensino é centrada na interação entre teoria e práticas multidisciplinares, incluindo seminários, estudos de casos, visitas técnicas, exercícios orientados, atendimentos, pesquisas científicas e estágios. Os estágios são realizados em várias áreas de atuação do Psicólogo, desenvolvidos em situação real nas clínicas e programas de atendimento existentes na própria Universidade e em instituições e organizações conveniadas. Atualmente, são oferecidas duas ênfases curriculares que o aluno deverá escolher para a realização do último ano, com estágios profissionalizantes comuns e específicos: 1) Processos Clínicos e Educacionais e 2) Processos Interventivos em Instituições e Organizações.


Reconhecimento:
Reconhecido pela Portaria nº 1.017 de 17/05/2001 e renovação pela Portaria nº 706 de 18/12/2013

Títulação: 
Bacharel em Psicologia 

Avaliação no MEC: 
Nota 4 - Enade 2012 

Área
Ciências da Saúde

Campus 
Ribeirão Preto

Período
Integral

Duração e Carga Horária: 
5 anos | 4.188 horas