Você está no

Curso
Medicina
Cenários de aprendizagem em hospital próprio no campus da Universidade, e em hospitais, UBDs e UPA da cidade e região
  • Classificado com três estrelas pelo Guia do Estudante Abril 2014.
  • Conceito 3 no CPC/MEC 2013.
  • 3º curso do Estado de São Paulo e 6º do País entre as instituições privadas. No Brasil, é  o  40º entre todos os cursos do País, de acordo com o RUF 2015.
  • Hospital Electro Bonini, instalado no próprio campus da Universidade, é referência no atendimento secundário na Região Leste, dentro do sistema SUS.
  • Atuação pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde nos municípios de Ribeirão Preto e Serrana, na UPA 24 Horas, no Hospital Beneficência Portuguesa, na Enfermaria da Pediatria do Hospital Santa Lydia, no Hospital Santa Tereza e na Santa Casa de Serrana.
  • Utilização de metodologia ativa de aprendizado, a aprendizagem baseada em problemas, em consonância com as diretrizes curriculares para cursos de Medicina.
  • Internato nas grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Tocoginecologia, Urgência e Emergência, e Saúde Coletiva (Medicina da Família e Atendimento Domiciliar).
O curso de Medicina da Unaerp visa à formação do médico generalista e utiliza metodologia de ensino PBL, (Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas), um sistema no qual o estudante constrói seu conhecimento, facilitado pelos tutores e professores. Os pilares do curso durante as oito primeiras etapas são a Tutoria, as Habilidades Médicas e a Atenção Básica. A Tutoria é composta por módulos temáticos com enfoque na saúde (1º ao 4º semestres) e na doença (5º ao 8º semestres), com aulas de fundamentação e aulas ilustrativas no Laboratório Morfofuncional. Simultaneamente, as Habilidades Médicas permitem a aquisição de competências e técnicas necessárias à prática médica. Já a Atenção Básica insere o aluno no setor de saúde pública. Nos últimos quatro semestres, o Internato é realizado nas grandes áreas da medicina. Além do aprendizado técnico, os alunos participam de projetos de iniciação científica, com bolsas da própria Universidade ou de órgãos de fomento à pesquisa, além de atuar em ligas acadêmicas da área de saúde.
Reconhecimento: 
Portaria 712/03, publicado em 17/04/2003

Títulação: 
Médico

Avaliação no MEC:
Conceito 3 no CPC/MEC 2013

Área

Ciências da Saúde

Campus 
Ribeirão Preto

Período e Horário
Integral

Duração e Carga Horária: 
6 anos | 7.627  horas