Você está no

Curso
Medicina
Metodologia PBL e diferentes cenários de aprendizagem médica
  • Currículo acadêmico centrado no estudante com o uso de metodologia ativa de aprendizado baseado em problemas (PBL), transversalizado em virtude da integração cognição-habilidades médicas, permitindo o processo cognitivo em espiral, adaptado à realidade do ensino médico brasileiro (ver Bestetti, Couto, Romão, Araujo, Restini. Contextual considerations in implementing PBL approaches in a Brazilian medical curriculum: the UNAERP experience. Medical Education Online 2014; 19: 24366).
  • Infraestrutura que contempla os diferentes cenários de aprendizagem, nos quais os alunos podem operar preferencialmente nas atividades primárias e secundárias, como também naquelas de cunho terciário.
  • Atividades acadêmicas integralmente inseridas no sistema de referência e contrarreferência do SUS, desde a primeira etapa do curso, sempre sob supervisão docente ou de profissional vinculado ao Projeto Pedagógico do Curso.
  • Hospital Electro Bonini - HEB, instalado no próprio campus da Universidade, é referência no atendimento secundário na Região Leste, dentro do sistema SUS.
  • Maternidade Cidinha Bonini, instalada no HEB, oferece atendimento a serviços conveniados e particulares, além do SUS.
  • Atuação pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde nos municípios de Ribeirão Preto e Serrana, na UPA 24 Horas, no Hospital Beneficência Portuguesa, na Enfermaria da Pediatria do Hospital Santa Lydia, no Hospital Santa Tereza, no Hospital Electro Bonini e na Maternidade Cidinha Bonini.
  • Internato nas grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Urgência e Emergência, e Saúde Coletiva (Medicina da Família e Atendimento Domiciliar).
  • Proposição de sistema de avaliação abrangente, com avaliações formativas e somativas em todas as unidades curriculares ao longo de todo o curso, as somativas lastreadas na literatura internacional pertinente (key-feature tests e open-ended questions), além de avaliações de habilidades médicas e atitudes, desde a quarta etapa do curso, pelo método de avaliação OSCE. 
  • Classificado com três estrelas pelo Guia do Estudante Abril 2014.
  • Conceito 3 no CPC/MEC 2013.
O curso de Medicina da Unaerp visa à formação do médico generalista e utiliza metodologia de ensino PBL, (Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas), um sistema no qual o estudante constrói seu conhecimento, facilitado pelos tutores e professores. Os alunos são inseridos desde a primeira etapa no sistema de referência e contrarreferência do SUS, o que lhes dá visão real do exercício profissional no contexto brasileiro. Além disso, durante o Internato Médico, o curso oferece substancial carga horária em Urgência e Emergência Médica, o que permite ao aluno aprender como tratar os principais agravos de saúde nesse contexto. Aproximadamente 60% da carga horária do curso de medicina é voltada à Atenção Básica em Saúde, com importante carga horária em Medicina de Família e Cuidados Paliativos, qualificando, assim, o aluno para o exercício da medicina generalista. Finalmente, os alunos podem fazer estágios optativos durante o Internato Médico, que permite visão do mercado de trabalho na especialidade que pretende atuar quando profissional formado. Além do aprendizado técnico, os alunos participam de projetos de iniciação científica, com bolsas da própria Universidade ou de órgãos de fomento à pesquisa, além de atuar em ligas acadêmicas da área de saúde. Em conjunto, isso ajuda a preparar o aluno para a inserção no mercado de trabalho médico. 


Reconhecimento: 
Portaria 712/03, publicado em 17/04/2003

Títulação: 
Médico

Avaliação no MEC:
Conceito 3 no CPC/MEC 2013

Área

Ciências da Saúde

Campus 
Ribeirão Preto

Período e Horário
Integral

Duração e Carga Horária: 
6 anos | 7.671  horas