Você está no

Curso
Engenharia Química
Avaliado pelo MEC como o primeiro curso privado de Engenharia Química do Brasil
  • Classificado pelo IGC MEC publicado em dezembro de 2015, como o primeiro curso privado de Engenharia Química do Brasil e oitavo entre instituições públicas e privadas
  • CPC 4 (Conceito Preliminar de Curso) obtido na avaliação 2014 do MEC, que atribui conceitos de 1 a 5 aos cursos de graduação.
  • Classificado com três estrelas pelo Guia do Estudante Abril 2016.
  • Pesquisas na área ambiental e serviços prestados para prefeituras, Cetesb, empresas e entidades públicas e privadas da região.
  • Intensa atividade prática no curso, que conta com uma completa infraestrutura de laboratórios destacando-se: Central Analítica, Recursos Hídricos, Reatores, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias e Processos Químicos.
  • Desenvolvimento de pesquisas na área ambiental, de produção de biodiesel, resíduos químicos e recursos hídricos com resultados apresentados em congressos e eventos científicos, tendo trabalhos premiados.
  • Publicações em revistas nacionais e internacionais e  registro de patentes.
  • Convênios de estágio e visitas técnicas nas principais empresas da região.
  • Corpo docente altamente qualificado com professores doutores, mestres e profissionais com larga experiência no mercado de trabalho.
O curso de Engenharia Química da Unaerp habilita o profissional para o desenvolvimento de processos químicos e físico-químicos, visando solucionar problemas existentes no aumento de escala entre o laboratório e as unidades industriais. Essa formação se deve aos conhecimentos adquiridos em química, termodinâmica, controle e otimização de processos, transferência de massa e de energia, operações, processos e projetos industriais. Assim, o engenheiro químico é um profissional habilitado para a atuação em diversos ramos das indústrias de processos químicos baseadas na extração, separação, combinação e uso de produtos e subprodutos químicos, como fertilizantes; catalisadores; gases industriais; tintas, vernizes, lacas, pigmentos e corantes; petroquímicos; polímeros, plásticos e resinas sintéticas; papel e produtos de borracha; sabões, detergentes, perfumes, óleos e gorduras; fibras sintéticas, têxteis e filmes, entre outros.
O engenheiro químico pode atuar com projeto, processo, produção, pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, meio ambiente e segurança, vendas, consultoria econômica, financeira e jurídica.

Reconhecimento: 
Reconhecido pela Portaria nº 81, de 30 de janeiro de 1991 e renovado pela Portaria nº 286, de 21 de dezembro de 2012

Títulação: 
Bacharel em Engenharia Química

Avaliação no MEC: 
Conceito 4 no CPC 2014

Área

Ciências Exatas

Campus 
Ribeirão Preto

Período e Horário
Diurno - 08h às 11h35
Noturno - 19h às 22h35


Duração e Carga Horária: 
5 anos | 4.056 horas