Inscreva-se


Curso Publicidade e Propaganda

QUALIDADES

  • Conceito 4 no CPC / MEC 2015.
  • 3 Estrelas no Guia do Estudante Abril 2015.
  • Mais de 150 prêmios locais, regionais e nacionais já foram conquistados.
  • Classificado em segundo lugar em Ribeirão Preto e entre os melhores do Estado de São Paulo – RUF 2015 (Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo).
  • Agência Experimental de Propaganda e laboratórios completos, atualizados e digitais, incluindo Estúdio de Fotografia, Sala de Redação e Sala de Agências.
  • Projetos práticos para estágios e contato com o dia-a-dia da profissão, como o  Panorama do Mercado Publicitário; Projeto Narrativas Transmídia; Projeto Gráfico; Projeto Terceiro Setor; Projeto Institucional; Organização de Eventos; Projeto Interativo; Projeto Experimental de Campanhas.
  • Laboratórios de Editoração Eletrônica e Computação Gráfica em Plataforma Macintosh. 
  • Estúdio e Laboratório de TV.
  • Estúdio e Laboratório de Áudio com equipamentos digitais, softwares para produção, gravação, edição e pós-produção de jingles, spots e trilhas.

PERFIL DO CURSO
O curso de Publicidade e Propaganda da Unaerp foi criado em 1971 e oferece formação profissional completa que permite criar, planejar, produzir, veicular e analisar produtos e processos de comunicação publicitária. Atualizado com o mercado da comunicação, o curso acompanha as novas oportunidades e plataformas. Reconhecido pelos diferentes segmentos do mercado, forma um publicitário com perfil empreendedor, apto a propor soluções de comunicação inteligentes. Do atendimento ao cliente à produção em web, as práticas em laboratórios garantem a possibilidade de conhecer e especializar-se nas várias áreas de atuação profissional. Desde os primeiros semestres, o aluno desenvolve projetos interdisciplinares, que vão  da produção de campanhas institucionais às de produtos ou serviços. Essa intensa prática envolve o aluno na produção de trabalhos premiados em concursos publicitários estaduais e nacionais, garantindo ampla inserção no mercado.


Matriz curricular

Disciplina

ARTE PUBLICITÁRIA

67 HORAS

ATENDIMENTO

33 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

80 HORAS

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

33 HORAS

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

33 HORAS









Disciplina

ARTE PUBLICITÁRIA

67 HORAS

ATENDIMENTO

33 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

80 HORAS

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

33 HORAS

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

33 HORAS

CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

33 HORAS

DIREÇÃO DE ARTE I

50 HORAS

DIREÇÃO DE ARTE II

50 HORAS

EMPREENDEDORISMO EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE MARKETING

33 HORAS

ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS

80 HORAS

ESTUDOS FILOSÓFICOS

80 HORAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

33 HORAS

ESTÉTICA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

67 HORAS

FORMAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA

80 HORAS

FOTOGRAFIA

33 HORAS

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

67 HORAS

FUNDAMENTOS DAS TEORIAS DA SIGNIFICAÇÃO

80 HORAS

GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS

33 HORAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

80 HORAS

HISTÓRIA DA ARTE

50 HORAS

MÍDIAS DIGITAIS

33 HORAS

NARRATIVAS TRANSMÍDIA

33 HORAS

OFICINA DE TEXTOS

67 HORAS

PESQUISA DE MARKETING

33 HORAS

PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

33 HORAS

PLANEJAMENTO DE MÍDIA

33 HORAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

33 HORAS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA I

33 HORAS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA II

33 HORAS

PRODUÇÃO DIGITAL

33 HORAS

PRODUÇÃO GRÁFICA

67 HORAS

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DE ÁUDIO I

67 HORAS

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DE ÁUDIO II

50 HORAS

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV E CINEMA I

67 HORAS

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV E CINEMA II

67 HORAS

PROGRAMAÇÃO VISUAL E PLANEJAMENTO GRÁFICO

50 HORAS

PRÁTICAS DE LEITURA, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

80 HORAS

PSICOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

80 HORAS

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA I

50 HORAS

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA II

33 HORAS

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA III

33 HORAS

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA IV

33 HORAS

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA V

33 HORAS

SOCIEDADE E CULTURA

67 HORAS

TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS

TEORIA E TÉCNICAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

33 HORAS

TEORIA GERAL DE MARKETING

67 HORAS

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I

33 HORAS

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II

33 HORAS

TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

33 HORAS

TÉCNICAS DE MÍDIA

33 HORAS

TÓPICOS DE COMUNICAÇÃO E HUMANIDADES

33 HORAS

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

33 HORAS



Docentes

ALEXANDRA DE SOUZA MELO
DOUTORA

ANA PAULA DO CARMO M. FERRAZ
DOUTORA

CARMEN RITA MAURO CAGNO
MESTRE

CESAR LUIS MULATI
MESTRE

DANIELA PEREIRA TINCANI
DOUTORA

ELIZABETH REGINA NEGRI BARBOSA
DOUTORA

GERALDO JOSE SANTIAGO
MESTRE

GISLAINE MIRANDA QUAGLIO
MESTRE

JOÃO BATISTA DA ROCHA
ESPECIALISTA

JOÃO FERNANDO ARAUJO
MESTRE

JOÃO FLÁVIO DE ALMEIDA
MESTRE

MANOEL HENRIQUE CINTRA GABARRA
MESTRE

MARILIA VALENCISE MAGRI
DOUTORA

NAIA SADI CAMARA
DOUTORA

PEDRO CELSO JULIAO DE CAMARGO
MESTRE

RENATO MARCIO MARTINS DE CAMPOS
MESTRE

SANDRA RITA MOLINA
DOUTORA

SERGIO VINICIUS DE LIMA GRANDE
DOUTOR

TANIA REGINA COSCI NASCIMENTO
MESTRE

VAGNER DANTE VELONI
MESTRE

WAGNER LUIZ SANTOS
ESPECIALISTA

WILSON FERREIRA COELHO
DOUTOR

Extensão



O curso de Publicidade e Propaganda mantém vários projetos de extensão à comunidade e atividades extraclasse, onde os alunos aprendem, praticam e prestam serviços à população. O curso também possui um Núcleo de Produção Científica para auxiliar na monografia de conclusão de curso e outros trabalhos científicos.

  • Doadores de Voz: O Grupo de Áudio presta serviços à comunidade através do projeto Doadores de Voz que realiza gravação em áudio de obras literárias para ampliar a audioteca da Associação dos Deficientes Visuais da Região de Ribeirão Preto.

  • CIC - Centro de Informação em Comunicação é um instituto formado por alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo e tem como objetivo prestar serviços de diagnóstico e pesquisa de perfis, mercado, opinião e audiência.

Atividades Práticas




  • Projeto PANORAMA DO MERCADO PUBLICITÁRIO

O Projeto Panorama do Mercado Publicitário é uma atividade desenvolvida pelas disciplinas Teoria Geral de Marketing e Teoria e Prática em Publicidade e Propaganda, com o apoio da disciplina de Práticas de Leitura, Interpretação e Produção de Textos, na 1ª etapa do curso. Em que os alunos realizam um trabalho em grupo que consiste em uma pesquisa sobre o Cenário do Mercado Publicitáriou00b9 atual e apresentam uma proposta sobre as tendências para os profissionais. Os alunos utilizam como produto e/ou serviço, objeto de sua campanha, a profissão de publicidade e propaganda, a relação com o Marketing.

  • Projeto Narrativas Transmídia

O Projeto Narrativa Transmídia, é desenvolvido na 2ª etapa do curso e objetiva apresentar as normas e orientações gerais para a produção de um universo ficcional cuja narrativa matriz seja uma novela de rádio que deverá ser produzida pelos alunos matriculados nas disciplinas "Narrativas Transmídia e Criação Publicitária".


  • Projeto Gráfico

Este projeto multidisciplinar, coordenado pela disciplina de Programação Visual e Planejamento Gráfico desenvolvido na 4ª etapa do curso e consiste na criação de uma logomarca e produção de uma programação visual para uma empresa do ramo de prestação de serviços, de média ou reduzida circulação de pessoas, e que oriente e identifique o local e cada um dos seus setores, facilitando a locomoção, mobilidade e acesso.
O foco conceitual, ponto de partida para a criação deste projeto gráfico visual serão artistas plásticos e suas obras definidos junto com o da disciplina de Estética da Arte Contemporânea. Deverão ser justificados a escolha da obra, o artista e os conceitos adotados na ideia, tanto na forma quanto nas cores. Os artistas ou obras serão escolhidas dos seguinte movimentos: Expressionismo Abstrato, Minimalismo, Arte Conceitual, Happening, Body-Art, Arte Urbana, Graffiti, Intervenção, Instalação, Video-Art, Fotografia e Pós-Fotografia, Arte e Tecnologia Digital.


  • Projeto: Terceiro Setor

O desenvolvimento do projeto se dá por meio de campanhas ligadas às ações de Responsabilidade Social realizada por empresas. Circunscritas nas seguintes áreas: meio ambiente ou cultura. Trata-se, portanto, de uma campanha nos moldes profissionais, envolvendo todos os procedimentos normais de uma campanha publicitária. O projeto Responsabilidade Social (Cultura e Meio Ambiente) é conduzido pelas disciplinas Tópicos de Marketing II, Redação Publicitária III, Direção de Arte I e Fotografia Publicitária.


  • Projeto Institucional

Este projeto é desenvolvido na 6ª etapa do curso. Por campanha institucional entende-se uma campanha realizada a partir de um edital público que tem por objetivo conscientizar, mudar comportamentos, atitudes e costumes de acordo com as prioridades estabelecidas por uma instituição Federal, Estadual ou Municipal.
O projeto tem por objetivo familiarizar os alunos quanto ao planejamento, às estratégias de criação de campanhas publicitárias de caráter institucional, a partir do entendimento de um edital público, resultando na produção de peças para a mídia impressa e eletrônica, na apresentação do projeto ao meio acadêmico e ao mercado, utilizando as regras semelhantes adotadas pelo edital.


  • Organização de Eventos

No Projeto de Organização de Evento os alunos realizam um trabalho em grupo (agências) que consiste no desenvolvimento de todas as etapas de organização e montagem de um evento, nesse caso o tema estabelecido é a própria Semana de Comunicação.
Os alunos irão trabalhar com as seguintes etapas de trabalho:
u2022 Reuniões com os colaboradores do projeto
u2022 Briefing de evento
u2022 Projeto de evento
u2022 Organização do evento
u2022 Montagem do evento
O Projeto Organização de Evento, oferece aos alunos da 6ª etapa do Curso de Publicidade e Propaganda a possibilidade de ter contato com o processo de organização e montagem de eventos, estratégia de comunicação em evidência no atual cenário publicitário e de mercado.

  • Projeto Interativo

As ferramentas digitais têm ampliado as possibilidades de misturas de formas, texturas, cores e padrões, tanto da imagem como do som e dos movimentos, promovendo distintas angulações do olho e dos olhares. A dimensão de interatividade, proposta pelas ferramentas digitais, transforma o audiovisual num novo gênero de linguagem. O designer deve saber, portanto, lidar com imagem, som e o sentido articulado, concomitantemente, como se fosse um texto escrito coletivamente. As disciplinas: Produção Digital, Produção Publicitária de Áudio I, Produção Publicitária em TV e Cinema I, e Mídia I atuam em conjunto na elaboração de um produto interativo.


  • Projeto Experimental

O projeto experimental é definido na sétima etapa, em planejamento mercadológico, em que se desenvolvem as seguintes atividades: análise de pesquisas, planejamento de campanha, criação e produção de peças publicitárias com a orientação dos professores das disciplinas específicas. É uma atividade prática que visa à realização de uma campanha publicitária para produto ou serviço de empresa real. Todo o processo é apresentado no final da 8ª etapa a uma banca de professores e profissionais convidados e é aberto à comunidade. Participam na orientação e produção do projeto: Planejamento de Campanha, Produção Publicitária em TV e Cinema II, Redação Publicitária V, Arte Publicitária, Produção Publicitária de Áudio II, Mídia II e Técnicas de Apresentação.

[1] O mercado publicitário brasileiro faturou 7,85% mais entre janeiro e outubro de 2014 do que no mesmo período do ano anterior. Dados do Projeto Inter-Meios mostram que, no acumulado do ano, os veículos brasileiros faturaram um total de R$ 27,777 bilhões. Na comparação isolada entre outubro de 2014 e o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve uma queda de 6,53% no total do faturamento.

Infraestrutura



Laboratório de áudio
É digitalizado e está equipado para produção, edição e pós-produção de reportagens, programas jornalísticos, jingles, spots, documentários, trilhas, entre outras peças de áudio. Possui computador com alto desempenho usando softwares, Protools e Sony Sound Forge, que além de gravar na sua interface, traz excelentes ferramentas de masterização. Na mesma linha é usado o Sony Vegas, que além das ferramentas atreladas ao Sound Forge Pro, permite a gravação em várias faixas simultaneamente. Para gravação dentro do estúdio, microfones AKG C-4000b Condensador e fones de ouvidos. Estes equipamentos estão interligados à uma mesa de som Analógica com 24 canais, sendo 14 de efeitos, juntamente com periféricos.
Equipamentos: Microfones AKG, Computador de alta performance, com Protools, Sound Forge, Sony Vegas, mesa Yamaha MG 24/14fx.(24 canais, sendo 14 de efeitos)

Rádio UNAERP
Rádio Unaerp Fm - Ribeirão Preto conta com a produção de alunos, professores e funcionários da UNAERP. A programação é composta por Músicas, programas ao vivo, informações e notícias, direcionadas a todos os públicos, todos os dias.
Equipamentos: Microfones AKG, Computador de alta performance, automação com softwares da Informa, Infoaudio, InfoAcessorios, InstantPlay, transmitidos pelo Samcast e 5 computadores.

Laboratório de Vídeo
É outro espaço para aulas práticas. Operando com captação e edição de vídeo, o laboratório possui câmeras e ilhas de edição digitais, sala de projeção de vídeo e estúdio de gravação. Esses laboratórios atendem às aulas das disciplinas de Telejornalismo e Produção Publicitária em TV e Cinema. Além dos horários de aula, os trabalhos de edição e gravação de imagens extraclasse são desenvolvidos por uma equipe técnica junto com os alunos. Faz parte da política de uso do laboratório, o deslocamento de equipes de gravação, com carro de reportagem próprio do Laboratório. O laboratório de vídeo atende também projetos didáticos diversos e atividades de extensão. Algumas produções desenvolvidas em aulas no Laboratório de Vídeo são veiculadas na TV Unaerp, canal 10 - NET , no site da TV: tv.unaerp.br e nas redes sociais.
Equipamentos:
3 Fones de ouvido - Phillips
6 Microfones de lapela com fio - Sony
1 Microfone de mão com fio - Shure
1 Microfone de mão com fio
1 Microfone de mão - Shure
1 Microfone de mão sem fio - Shure
2 Receptores sem fio - Shure
6 Microfones de lapela com fio - Sony
1 Microfone de lapela sem fio - Shure
1 Microfone boom - Sennheiser
1 Vara para Boom - Sennheiser
1 Suporte para microfone articulado
6 Iluminadores - Ultralight
7 Refletores - Lumatek
2 Amplificadores de áudio - UNIC
2 Caixas de som - Beringer
2 Filmadoras Handicam - Canon
5 Câmeras filmadoras profissionais - JVC
1 Câmera filmadora semi-profissional - Sony
1 Lente grande angular para PD 170 - Sony
5 Monitores de vídeo - Sony
15 Tripés - Manfrotto
1 Mesa de som com 16 canais - Ciclotron
2 Mesas de corte - BlackMagic Design
1 Mesa de iluminação - Eurolight

Ilha de Vídeo I
1 Ilha de edição -
1 Monitor de vídeo LED, 20 pol. - LG
1 Monitor de vídeo LED, 20 pol. - LG
1 Kit de teclado e mouse -
1 Caixa de som - Behringer
1 Caixa de som - Behringer
1 TV 20 pol. - Sony
1 Amplificador - UNIC

Ilha de Vídeo II
1 Monitor de vídeo LED 22 pol. -LG
1 Monitor de vídeo LED 22 pol.- LG
1 Ilha de edição -
2 Caixas de som - Behringer
1 Televisão 20 pol. - Sony
1 Digital Video Recorder - Sony
1 Amplificador - UNIC
3 Videocassetes - Panasonic
1 Blu-ray Disc Recorder - JVC
2 Decodificadores de vídeo - Transcortec
1 Monitor de vídeo 19 pol. - Dell
1 Computador - Dell
1 DVD Player - Philips


Laboratório de Fotografia
O laboratório de Fotografia possui máquinas fotográficas digitais, computador com configuração para o tratamento e manipulação de imagem, leitores de cartão, scanner, impressora e mídias em diferentes formatos. O estúdio fotográfico para produção digital contém 1 CPU WISE com Windows 7 Ultimate, Word, Exel e internet.
Equipamentos:
3 Tripés - Fotoflash
2 Refletores - Mako
4 Iluminadores de luz fria - Atek
2 Softbox -
2 Difusores -
1 Cabeça de flash - Atek
1 Tripé - Manfrotto
1 Projetor multimídia - Sony
2 Caixas de som - Selenium
1 Monitor de vídeo de 20 polegadas - LG
1 CPU - Dell
3 Spots de luz -
2 Spots Digital Light - Atek
5 Cabeças de Luz -
1 Spot de luz c/ lâmpada Empalux vermelha -
1 Spot de luz c/ lâmpada Empalux vermelha -
3 Refletores grandes -
1 Cabo disparador -
8 Câmeras fotográficas - Canon
9 Câmeras fotográficas - Sony
1 Câmera fotográfica - Canon
1 Câmera fotográfica - Fujifilm
1 Lente 24-105mm - Canon
1 Lente 17-85mm - Canon
1 Lente 75-300 - Canon
6 Lentes 18-135mm - Canon
1 Filtro de lente 58mm - Hoya



LECOGRAF - Laboratório de Editoração Eletr
nica e Computação Gráfica
Está estruturado para atender as aulas práticas, projetos práticos e atividades de extensão. Trabalhando com tecnologia adequada à produção em comunicação, o Lecograf utiliza plataforma Macintosh com computadores ligados em rede e acesso à internet. É um espaço de aprendizagem onde os estudantes produzem e criam projetos gráficos e digitais.

Equipamentos:
LECOGRAF
3 macs versão 10.6
3 mouses
3 teclados
3 monitores
Pacote Adobe CS4 e Corel 11

LAB 1H
16 macs versão 10.8
16 mouses
16 teclados apple
16 monitores LG
Pacote Adobe CS 6

LAB 3H
15 macs versão 10.10
15 mouses
15 teclados apple
15 monitores LG
Pacote Adobe CC 2014

LAB 5H
17 macs versão 10.6
17 mouses
17 teclados apple
17 monitores LG
Pacote Adobe CS4 e Corel 11


SALA 4H - Sala de Redação
Nesta sala, com formato mais livre, os alunos têm aulas de redação publicitária. O ambiente e a didática propiciam a criação de textos e o aprendizado de técnicas de redação.
Equipamentos: 8 Macs Versão 10.4.11, 1 PC Lenovo i3, 1 PC STi, 10 mouses, 8 Apple, 1 Lenovo, 1 STi, 9 monitores LG, 1 Infoway, Adobe Photoshop, In Design, ambos CS2 e Corel 11.

SALA 7H - Orientações
Nesta sala, encontram-se os gabinetes de orientação de monografia e também mesas de reunião para os alunos receberem orientações sobre seus projetos interdisciplinares e experimentais.
Equipamentos: 3 macs versão 10.6, 3 mouses, 3 teclados apple, 3 monitores LG, Adobe Photoshop, In Design, ambos CS2.

Instituto de pesquisa - CIC
Neste espaço acontece a atividade de extensão de pesquisa de mercado.
Equipamentos: 1 CPU CORE i3, 1 CPU com WINDOWS XP PROFESSIONAL, 1 CPU com WINDOWS XP PROFESSIONAL, WORD, EXEL E INTERNET, 1 "MINI BIBLIOTECA".
O seu navegador não suporta este vídeo.

Mensalidade/Semestralidade



Sistema de pagamento da semestralidade
A Unaerp adota o sistema de créditos e sua matrícula é por disciplina para os cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias). Assim, a semestralidade é calculada de acordo com a quantidade de disciplinas - e seus respectivos créditos - que o aluno cursa em cada semestre, sendo que cada disciplina corresponde a um certo número e tipo de crédito. O número de créditos de cada disciplina multiplicado pelo valor do crédito resulta no valor total da semestralidade. Esse valor total é dividido em parcelas mensais, conforme normas contratuais, resultando na mensalidade. Com esse sistema, o aluno pode optar por administrar o número de disciplinas a cursar e, consequentemente, administrar também o valor da mensalidade, de acordo com sua disponibilidade financeira, com exceção da primeira etapa do curso na qual a matrícula deve ser feita na grade completa, vedada a exclusão voluntária de créditos. Também devem ser respeitadas as orientações de pré-requisitos e seriação de conteúdos previstas no projeto pedagógico do seu curso.

Classificação e valor dos créditos
Os créditos são classificados em quatro tipos diferentes, de acordo com as especificidades da matriz curricular do curso. São os seguintes os tipos de créditos:
CT - Crédito Teórico
CP - Crédito Prático
CE - Crédito Específico
C EAD - Crédito EAD
Obs. O valor de cada tipo de crédito pode ser consultado no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Pagamento
As parcelas mensais são pagas por boletos bancários e vencem no quinto dia útil de cada mês, tendo a possibilidade do desconto pontualidade se pagas até à data de seu vencimento.
Parcelas em atraso são acrescidas de juros de 1% ao mês, mais multa moratória de 2%.
Os boletos bancários para pagamento são disponibilizados aos alunos por e-mail e também estão disponíveis no link ALUNOS (portal www.unaerp.br) e no Setor Financeiro da Unaerp.

Informações
Esclarecimentos, cálculos, valores e outras informações mais completas sobre mensalidades podem ser obtidos na secretaria dos cursos, no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Inscreva-se