Inscreva-se


Curso GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

  • O objetivo do curso é a formação de um profissional ético com responsabilidade socioambiental e capacidade de atuar nas organizações industriais, buscando a melhoria da qualidade e da produtividade, considerando seus aspectos humanos, econô
micos, sociais, éticos e ambientais.
  • O curso de Gestão de Produção Industrial da Unaerp capacita o profissional para a gestão de processos de produção, planejamento, implantação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados, previsão e avaliação de resultados, envolvendo recursos humanos, materiais e equipamentos.
  • Esse profissional adquire domínio de técnicas computacionais relacionadas à gestão da produção, conhecimento da legislação e dos processos administrativos, socioeconô
micos e ambientais.



Matriz curricular

Disciplina

Automação Industrial

80 HORAS

Conhecimento, Linguagem e Cognição

80 HORAS

Custos Industriais

80 HORAS

Direito Empresarial

40 HORAS

Economia

40 HORAS









Disciplina

Automação Industrial

80 HORAS

Conhecimento, Linguagem e Cognição

80 HORAS

Custos Industriais

80 HORAS

Direito Empresarial

40 HORAS

Economia

40 HORAS

Educação Mediada por Tecnologia

40 HORAS

Elaboração e Gestão de Projetos

80 HORAS

Empreendedorismo

80 HORAS

Engenharia Econômica e Análise de Viabilidade

80 HORAS

Ergonomia

40 HORAS

Ferramentas da Qualidade

40 HORAS

Fundamentos em Gestão

80 HORAS

Gestão Ambiental

80 HORAS

Gestão Financeira e Orçamentária

80 HORAS

Gestão de Estoque e Armazenagem

40 HORAS

Gestão para Qualidade e Produtividade

80 HORAS

Governança de TI

40 HORAS

Instalação, Manutenção e Confiabilidade de Equipamentos

80 HORAS

Legislação e Ética

40 HORAS

Logística e Cadeia de Suprimentos

80 HORAS

Matemática

80 HORAS

Organização Industrial

80 HORAS

Planejamento e Controle da Produção I

80 HORAS

Planejamento e Controle da Produção II

80 HORAS

Probabilidade e Estatística

80 HORAS

Processos Industriais

40 HORAS

Processos de Fabricação

80 HORAS

Programação Linear para tomada de Decisão

80 HORAS

Práticas de Leitura, Produção e Interpretação de Textos

80 HORAS

Psicologia e Relações Interpessoais

80 HORAS

Questões Contemporâneas

80 HORAS

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

40 HORAS

Segurança no Trabalho

40 HORAS

Sistemas de Apoio à Decisão

80 HORAS

Sistemas de Informação

80 HORAS

Sistemas de Produção Enxuta

40 HORAS



Perfil do profissional



O profissional formado no curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção caracteriza-se pela capacidade de auxiliar no planejamento, implantação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados, bem como a especificação, previsão e avaliação dos resultados obtidos desses sistemas, envolvendo recursos humanos, materiais e equipamentos. São componentes do perfil:

  • conhecimento abrangente das atividades inerentes ao Tecnólogo em Gestão de Produção;
  • espírito crítico, colaborativo e empreendedor;
  • consciência da importância de um aprendizado permanente;
  • postura ética como cidadão e profissional, sustentada pela consciência de uma responsabilidade no contexto amplo e individual;
  • habilidades que prestigiem a criatividade e o trabalho em grupo.

Mercado de trabalho



O tecnólogo em Gestão da Produção tem boas perspectivas de atuação no mercado, podendo atuar tanto em empresas manufatureiras quanto em empresas de serviços nas seguintes áreas:

  • Gestão de processos e sistemas produtivos.
  • Análise e supervisão de processos produtivos.
  • Gerenciamento de recursos físicos e humanos.
  • Planejamento e supervisão de instalação e máquinas e equipamentos.
  • Logística.
  • Desenvolvimento de produto e processo.
  • Gestão econô
mica e financeira.
  • Gestão, planejamento estratégico e controle do processo de produção com segurança e dentro dos padrões ergonô
micos.
  • Gestão e suporte operacional no processo produtivo.
  • Análise de custos e controles no processo produtivo em nível de consultoria.

Área de atuação



Capacitado para atuar em equipes multidisciplinares, o gestor de produção industrial trabalha com controle de qualidade em processos e produtos e administra mão-de-obra, aplicando novas tecnologias, rotinas e procedimentos. Pode trabalhar em indústrias diversas como as automotivas, químicas, eletrônicas, metalúrgicas, farmacêuticas, alimentícias, entre outras.
Também pode atuar em empresas prestadoras de serviços e em consultorias executando funções de análise e supervisão de processos produtivos, desenvolvimento e implementação de ferramentas e de processos de sistema produtivo, gestão e suporte operacional, análise de custos e controles no processo produtivo.

Avaliação



A avaliação seguirá as normas da Instituição e do Ministério da Educação para cursos a distância.
Deverá ser usada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como motivação de estudo para o aluno e métrica para orientação do professor na condução da sua aprendizagem. 
A avaliação continuada (leituras, compreensão de conceitos, lições, fóruns, chats, sínteses, análises, exercícios, desafios...) vale de 0 a 40, e a avaliação final presencial (prova escrita, dinâmica de grupo, monografia, seminários, apresentação de trabalhos...) vale de 0 a 60.
Sua média final na disciplina será a soma das duas avaliações (avaliação continuada e avaliação final presencial) dividida por dez. Será aprovado o aluno que tiver nota superior ou igual a cinco.
A avaliação presencial acontecerá em data informada pelo professor e registrada no Informativo.

Informações adicionais



O cenário mundial de atuação das empresas está vinculado hoje ao processo de internacionalização e globalização da economia, com graus crescentes de competitividade. Diante disso, o binô
mio Produtividade/Qualidade tornou-se uma necessidade competitiva de interesse global não apenas de empresas de bens e serviços, mas também de inúmeras nações.

No Brasil, a situação não é diferente. A formação dos grandes blocos econô
micos mundiais (Comunidade Econ
ômica Européia, Nafta, Mercosul,etc.) e conceitos como Manufatura de Classe Mundial (World Class Manufacturing), Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management) e Produção Enxuta (Lean Production), que se transformaram em jargões comuns ao setor industrial ao redor do planeta, levam à clara compreensão, por parte dos empresários e profissionais do setor no Brasil, de que a sobrevivência e sucesso das empresas brasileiras passam pelo estudo e prática dos grandes temas ligados ao processo produtivo.

Nesse cenário também é crucial destacar a relevância dos avanços tecnológicos, os quais, paradoxalmente, em vez de acentuarem as tendências para a super especialização, estão revertendo este quadro no sentido de permitirem níveis adequados de integração de sistemas. Essa integração, por sua vez, exige profissionais com ampla habilitação nas técnicas e princípios da Gestão de Produção Industrial.

Diante desse quadro, nos últimos anos, tem se intensificado a procura e, consequentemente, a valorização de profissionais da área de Gestão de Produção Industrial, pois existe um grande número de empresas manufatureiras, tais como, siderúrgicas, automobilísticas, têxteis, alimentícias, usinas e de serviços, como, por exemplo, hospitais, energia e telefonia que demandam crescentemente profissionais com conhecimentos e técnicas na área.

A aplicação de conceitos de Produção e Operações, em empresas de manufatura e serviços requer que o profissional tenha conhecimento dos processos operacionais, gerenciais e estratégicos dos negócios da organização e, também, conhecimento das tecnologias que promovem agilidade às operações, com ganhos em produtividade e minimizam os custos.

O gestor da produção, portanto, deve ser um profissional apto a entender o contexto econ
ômico em que se inserem as empresas hoje para assim nortear as suas ações. Isso implica formação sólida e de muita qualidade. O curso de Gestão da Produção da Unaerp, tendo em vista as exigências mercadológicas, está totalmente voltado para a formação desse profissional: um profissional do futuro.

Inscreva-se