Inscreva-se


Curso PEDAGOGIA

Qualidades

  • Conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2011 (escala máxima de cinco).
  • Conceito 4 no reconhecimento do Curso de Pedagogia no Polo Ribeirão Preto e Polo Guarujá (escala máxima de cinco).
  • Professores/tutores altamente qualificados, sendo prioritariamente mestres e doutores.
  • O professor presencial é o mesmo que faz a tutoria.
  • Além dos professores/tutores, o aluno do curso de Pedagogia EAD da Unaerp conta com uma tutoria local, inclusive aos sábados, que apoia o aluno na sua vida acadêmica.
  • Material Didático incluso.
  • Além das aulas presenciais, o aluno interage e faz suas atividades por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - Moodle, plataforma mais utilizada no mundo.
  • O curso promove palestras, visitas técnicas e atividades de incentivo à pesquisa e à iniciação científica.
  • Participa no Programa de Iniciação a Docência - PIBID, junto a outras licenciaturas da Unaerp. Este programa é uma iniciativa do Governo Federal para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Neste programa os estudantes selecionados recebem uma bolsa de iniciação à docência.
  • Laboratórios de informática atualizados.
  • Laboratório específico da Pedagogia: Brinquedoteca.
  • Biblioteca virtual e biblioteca física com acervo atualizado na área da educação.

Perfil do curso
curso de Pedagogia da Unaerp visa à formação de um profissional com competência para desenvolver as atividades relacionadas à educação, tanto no campo pedagógico como no administrativo, no espaço institucional da educação básica e nas organizações sociais em geral. Para atender a estes princípios, a diretriz seguida é a de garantir ao educador sólidos conhecimentos das Ciências da Educação, formação técnica e política que o habilite a atuar como organizador mediador e gerenciador de práticas educacionais em que a docência, a gestão e supervisão educacional façam parte de um todo orgânico. Os conteúdos programáticos do curso compreendem a Pedagogia que se aplica ao campo teórico-investigativo da educação e ao campo do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social, nos quais a pesquisa é um componente essencial de formação do profissional.

Matriz curricular

Disciplina

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

80 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I

15 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

15 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES III

15 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV

15 HORAS









Disciplina

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

80 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I

15 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

15 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES III

15 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV

15 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES V

10 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI

10 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES VII

10 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES VIII

10 HORAS

ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO

40 HORAS

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

80 HORAS

DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

80 HORAS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

40 HORAS

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

80 HORAS

EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA

40 HORAS

ESTATÍSTICA APLICADA Á EDUCAÇÃO

40 HORAS

ESTRUTURA, GESTÃO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

80 HORAS

ESTRUTURA, GESTÃO E CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

80 HORAS

ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS

80 HORAS

ESTÁGIO I

50 HORAS

ESTÁGIO II

50 HORAS

ESTÁGIO III

50 HORAS

ESTÁGIO IV

50 HORAS

ESTÁGIO V

50 HORAS

ESTÁGIO VI

50 HORAS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

80 HORAS

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

80 HORAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

80 HORAS

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

80 HORAS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

40 HORAS

LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

40 HORAS

LITERATURA INFANTIL

80 HORAS

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

80 HORAS

METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA

80 HORAS

METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

80 HORAS

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

80 HORAS

METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

80 HORAS

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

80 HORAS

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

80 HORAS

PEDAGOGIA INSTITUCIONAL: SAÚDE E EMPRESARIAL

80 HORAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL

80 HORAS

POLITICA E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL

40 HORAS

PRÁTICAS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

80 HORAS

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

80 HORAS

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

80 HORAS

SABERES DA ARTE

40 HORAS

SABERES DA CIENCIAS NATURAIS

40 HORAS

SABERES DA LINGUA PORTUGUESA

40 HORAS

SABERES DA MATEMÁTICA

40 HORAS

SABERES DE CIÊCIAS SOCIAIS

40 HORAS

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

80 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS I

40 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS II

40 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS III

40 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS IV

40 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS V

40 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS VI

40 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS VII

40 HORAS

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS VIII

40 HORAS



Docentes

Aparecida Dinalli
Doutora

VIVIAN MASSULLO SILVA
ESPECIALISTA

Pesquisa e Extensão



De acordo com as atuais Diretrizes Curriculares, a organização curricular do curso de Pedagogia oferece um núcleo de estudos básicos, um de aprofundamentos e diversificação de estudos e outro de estudos integradores que propiciam, sincronicamente, amplitude e identidade institucional, relativas à formação do licenciado. Para tanto, compreende, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, vivências educacionais e práticas de trabalho pedagógico, as de monitoria, as de estágio curricular, as de pesquisa, as de estudos independentes, as de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, com vistas a ampliar as experiências dos estudantes e consolidar a sua formação.

Por meio de atividades práticas, integradoras e vivências educativas, promove o desenvolvimento de competências para que o profissional do ensino e da educação aprenda a ser, a vivenciar, a conviver, a integrar os diferentes saberes. Promove ainda a articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Infraestrutura



A Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Unaerp tem como principal objetivo ser um espaço lúdico que contribua com o desenvolvimento e autoconhecimento da criança e um laboratório de aprendizagem para o aluno do curso de Pedagogia. O contexto constituído da brinquedoteca permite a brincadeira, de forma livre, de maneira que favoreça a criatividade e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades. É no espaço pedagógico da brinquedoteca que é possível observar e orientar a construção da identidade, autonomia e as diferentes linguagens das crianças. A brinquedoteca permite, ainda, mediar a construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazeroso. Há a disponibilidade da brinquedoteca em ambos os campi/polos, compondo todos os recursos necessários para as atividades lúdico-educativas vigentes no curso.

Inscreva-se