Inscreva-se


Tecnologia em Biotecnologia

Qualidades

  • A Unaerp é pioneira na formação de profissionais para a Biotecnologia com o curso de graduação Superior de Tecnologia em Biotecnologia, fundado em 2001.
  • O corpo docente é formado por mestres e doutores que atuam como professores e pesquisadores da área de Biotecnologia.
  • Disciplinas teóricas e práticas principalmente na área de química e biologia, além de disciplinas específicas de Biologia Molecular, Química de Produtos Naturais, Produção de Fitoterápicos, Bioprocessos e Bioinformática.
  • Completa e moderna infraestrutura de laboratórios de pesquisa com oportunidades de estágio em projetos de pesquisa nas áreas de Biodiversidade, Biologia Molecular, Microbiologia, Química de produtos naturais, Farmacologia e Bioinformática.
  • Possibilidade de bolsas de iniciação científica e de estágio financiadas pela Unaerp e órgãos como a Fapesp, CNPq e pelo Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação (PET).
  • Forte interação com o programa de pesquisas da Unidade de Biotecnologia da Unaerp permite a formação continuada nos cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia ou Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unaerp.

Perfil do Curso
O curso de Biotecnologia da Unaerp é especializado no desenvolvimento da Biotecnologia aplicada à geração de produtos e processos nas áreas da saúde, meio ambiente e agroindústria. Com projeto pedagógico diferenciado e intensa atividade de aulas práticas, o profissional formado em Biotecnologia pela UNAERP está apto a desenvolver diagnóstico molecular, clonagem gênica, processos fermentativos, análise de genomas, bioensaios, micropropagação in vitro e bioinformática, podendo atuar em indústrias, laboratórios ou como gestor de seu próprio negócio. Sua atuação ocorre em um mercado de trabalho em expansão na agroindústria, usinas de álcool e açúcar, laboratórios de controle de qualidade, desenvolvimento de processos biotecnológicos e setores de pesquisa acadêmica.

Matriz curricular

Disciplina

Atividades Complementares

120 HORAS

Biodiversidade

33 HORAS

Bioensaios Farmacológicos

67 HORAS

Bioinformática I

33 HORAS

Biologia Celular e Molecular

67 HORAS









Disciplina

Atividades Complementares

120 HORAS

Biodiversidade

33 HORAS

Bioensaios Farmacológicos

67 HORAS

Bioinformática I

33 HORAS

Biologia Celular e Molecular

67 HORAS

Bioprocessos Industriais

33 HORAS

Bioquímica Básica

33 HORAS

Biorremediação

33 HORAS

Bioética

33 HORAS

Conhecimentos, Linguagem e Cognição

80 HORAS

Controle Biológico

33 HORAS

Controle de Qualidade

67 HORAS

Cultura de Células e Tecidos

67 HORAS

Cálculo I

67 HORAS

Ecologia dos Recursos Naturais

33 HORAS

Economia

40 HORAS

Empreendedorismo

40 HORAS

Estatística

80 HORAS

Estágio Supervisionado

133 HORAS

Física I

67 HORAS

Genética

33 HORAS

Genômica e Proteômica

33 HORAS

Gestão de Projetos

67 HORAS

Gestão e Sustentabilidade Ambiental

80 HORAS

Imunologia Geral

33 HORAS

Introdução a Biotecnologia

33 HORAS

Laboratório de Programação I

67 HORAS

Legislação em Biotecnologia

33 HORAS

Libras – Optativa

40 HORAS

Microbiologia

67 HORAS

Métodos Bioquímicos

67 HORAS

Produção de Fitofármacos

33 HORAS

Práticas, Leitura, Interpretação e Produção de Textos

80 HORAS

Questões Contemporâneas

80 HORAS

Química Analítica Instrumental

67 HORAS

Química Analítica Qualitativa

67 HORAS

Química Analítica Quantitativa

67 HORAS

Química Geral

33 HORAS

Química Geral Experimental

33 HORAS

Química Geral II

33 HORAS

Química Inorgânica

67 HORAS

Química Orgânica I

67 HORAS

Química Orgânica II

67 HORAS

Química de Produtos Naturais

67 HORAS

Tecnologia Enzimática e de Fermentação

67 HORAS



Docentes

ANA LUCIA FACHIN SALTORATTO
PÓS-DOUTORA
Biológa
Currículo
Na Unaerp desde Março/2005

ANA MARIA SOARES PEREIRA
DOUTORA

BEATRIZ SELAN
MESTRE

BIANCA WALERIA BERTONI
DOUTORA

BRUNA FONTANELLI G. PERSICO
DOUTORA

LEONARDO AUGUSTO AMARAL TERRA
DOUTOR

MARCIA MAISA DE FREITAS AFONSO
DOUTORA

MOZART DE AZEVEDO MARINS
DOUTOR
Biológo
Currículo
Na Unaerp desde Agosto/2000

RENÉ DE OLIVEIRA BELEBONI
DOUTOR
Farmacêutico Bioquímico
Currículo
Na Unaerp desde Março/2005

SILVIA HELENA TALEB CONTINI
PÓS-DOUTORA

SONIA MARLI ZINGARETTI
DOUTORA

VERA LUCIA SOARES
MESTRE

Pesquisa



  • Os alunos do curso podem realizar estágio de Iniciação Científica na Unidade de Biotecnologia, participando de projetos de pesquisa conduzidos por professores e alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia.
  • Os projetos abrangem diversos temas em Biotecnologia como Biologia Molecular, Biodiversidade, Química de Produtos Naturais, Gen
mica, Conservação de espécies vegetais e Bioinformática.
  • O curso conta também com um Programa de Educação Tutorial, apoiado pelo MEC, o PET-Biotec - formado por alunos bolsistas que participam de atividades de ensino, pesquisa e extensão como organização de simpósios, visita à empresas e viagens para congressos.
  • Os trabalhos de pesquisa dos alunos são apresentados no Congresso de Iniciação Científica da Unaerp (CONIC) e congressos relacionados à Biotecnologia, além de publicação em revistas científicas nacionais e internacionais.

Infraestrutura



O curso possui forte atividade prática com aulas em laboratórios especializados de Microbiologia, Química e Informática. Além disto, diversas aulas são complementadas com atividades em laboratórios de pesquisa da Unidade de Biotecnologia da Unaerp.

  • Laboratório de Manipulação de Meios de Cultura - utilizado para as aulas práticas da disciplina de cultura de células e tecidos vegetais, onde o aluno trabalha com as técnicas de propagação de células e tecidos vegetais, preparo de meios de cultura, inóculos , técnicas de assepsia e elicitação. O laboratório é composto de 5 salas individuais.
  1. Sala de preparo de meio de cultura: área aproximada de 50 mu00b2, equipada com bancada ampla, 6 balanças (analíticas e semi-analíticas), centrífuga, pHmetro, agitadores magnéticos, 03 freezers, forno elétrico, 02 micro-ondas, 02 geladeiras, moinho, fogão e 2 câmaras climáticas (germinadores).
  2. Sala de inoculação: área aproximada de 20 mu00b2 com 6 fluxos laminares.
  3. Sala de esterilização: área aproximada de 20 mu00b2, equipada com 3 autoclaves e 1 destilador de água com deionizador.
  4. Sala de crescimento: área aproximada de 80 mu00b2, climatizada e equipada com 6 agitadores orbitais para culturas em suspensão celular, fotoperiodo, estantes de aço para crescimento das cultura e 1 biorreator.
  5. Sala de secagem: área aproximada de 50 mu00b2, conta com 2 estufas com circulação de ar interna e materiais para coleta de material vegetal.

  • Laboratórios de Análises Químicas I e II - nas aulas práticas das disciplinas de Análise Instrumental e Controle de Qualidade utilizam-se os Laboratórios de Análises Químicas I e II, tendo os alunos a oportunidade de desenvolver metodologias de purificação e caracterização de substâncias polares e apolares. Os laboratórios contam com uma área de aproximadamente 20 mu00b2, uma bancada ampla de trabalho, esta equipado com um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência LC-10AD - Shimadzu e Cromatógrafo Gasoso acoplado ao Espectr
metro de Massas GC/MS 3900/2100 Varian.
  • Laboratório de Microbiologia, Biologia Celular e Molecular - utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Microbiologia e Biologia Celular e Molecular. Neste laboratório os alunos realizam análises microscópicas de microrganismos, células animais e vegetais, além de análises do material genético de bactérias, tecidos vegetais e animais. O laboratório conta com uma área aproximada de 70 mu00b2 com estrutura para atender até 32 alunos e é equipado com 16 Microscópios binoculares Nikon Eclipse Modelo E 100, 1 Aparelho de TV 46'' LED, 01 Microscópio trinocular Nikon Eclipse Modelo E 200, 01 Câmera de projeção Modelo SCB-2000, 04 Pias com bancadas, 02 Aparelhos de ar-condicionados Split, 04 Ventiladores de teto, 01 Tela de projeção, 01 Estufa bacteriológica, 01 Centrífuga, 01 Banho-maria e 01 Geladeira. Para aulas específicas de Biologia Molecular o laboratório também conta com fonte de força e cubas de eletrofores.
  • Laboratórios de Formação Básica: para atender as aulas e demais trabalhos práticos das várias disciplinas da área de Química e a disciplina de Física I, o curso também tem à disposição dos alunos sete laboratórios que são alocados de acordo com a quantidade de turmas semestrais. Cada laboratório é equipado com seis bancadas de granito para o trabalho simultâneo de seis grupos de alunos e cada uma possui uma cuba de inox com torneira para enxaguar as vidrarias ou utilização de sistema de refluxo, tomadas 110V e 220V, um ponto de gás com duas saídas para utilizar o bico de Busen. Cada laboratório possui ainda uma capela de exaustão e no seu interior um ponto de água e um de gás, um exaustor central e aparelhos de ar condicionado.
  • Laboratório Experimental Animal - utilizado para as aulas práticas da disciplina de Bioensaios farmacológicos, os alunos aprendem na prática os procedimentos de testes em animais para a avaliação dos efeitos biológicos de substâncias químicas. O laboratório conta com uma área aproximada de 79 mu00b2 com estrutura para atender até 30 alunos. Possui piso de granilite, paredes em alvenaria, pintura em látex PVA branco, pé direito de 2,95m, teto com forro em lâminas de PVC branco, ventilação natural mediada por 02 caixilhos tipo de correr com área de 3,00 x 1,25m e 02 caixilhos tipo basculante com área de 2,20 x 0,65m, bancadas laterais em madeira para equipamentos, 02 bancadas laterais em aço inox com cuba e ponto de água e esgoto, 06 bancadas centrais em aço inox com rodízios, iluminação fluorescente, climatização mediada por 02 aparelhos de ar condicionado de janela, 01 tela de projeção, 01 lousa panorâmica com revestimento plástico branco, 05 focos cirúrgicos hospitalares, 15 caixas de Skinner, 04 pontos de utilização de oxigênio e 4 mesas cirúrgicas auxiliares.

Mensalidade/Semestralidade



Sistema de pagamento da semestralidade
A Unaerp adota o sistema de créditos e sua matrícula é por disciplina para os cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias). Assim, a semestralidade é calculada de acordo com a quantidade de disciplinas - e seus respectivos créditos - que o aluno cursa em cada semestre, sendo que cada disciplina corresponde a um certo número e tipo de crédito. O número de créditos de cada disciplina multiplicado pelo valor do crédito resulta no valor total da semestralidade. Esse valor total é dividido em parcelas mensais, conforme normas contratuais, resultando na mensalidade. Com esse sistema, o aluno pode optar por administrar o número de disciplinas a cursar e, consequentemente, administrar também o valor da mensalidade, de acordo com sua disponibilidade financeira, com exceção da primeira etapa do curso na qual a matrícula deve ser feita na grade completa, vedada a exclusão voluntária de créditos. Também devem ser respeitadas as orientações de pré-requisitos e seriação de conteúdos previstas no projeto pedagógico do seu curso.

Classificação e valor dos créditos
Os créditos são classificados em quatro tipos diferentes, de acordo com as especificidades da matriz curricular do curso. São os seguintes os tipos de créditos:
CT - Crédito Teórico
CP - Crédito Prático
CE - Crédito Específico
C EAD - Crédito EAD
Obs. O valor de cada tipo de crédito pode ser consultado no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Pagamento
As parcelas mensais são pagas por boletos bancários e vencem no quinto dia útil de cada mês, tendo a possibilidade do desconto pontualidade se pagas até à data de seu vencimento.
Parcelas em atraso são acrescidas de juros de 1% ao mês, mais multa moratória de 2%.
Os boletos bancários para pagamento são disponibilizados aos alunos por e-mail e também estão disponíveis no link ALUNOS (portal www.unaerp.br) e no Setor Financeiro da Unaerp.

Informações
Esclarecimentos, cálculos, valores e outras informações mais completas sobre mensalidades podem ser obtidos na secretaria dos cursos, no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Inscreva-se


Voltar