Você está no

Laboratórios Ribeirão Preto
Laboratórios
LAC - Laboratório de Análises Clínicas

No Laboratório de Análises Clínicas (LAC), os estudantes realizam estágios obrigatórios, atividades de extensão, iniciação científica e prestam serviços à população atendida no distrito leste de Ribeirão Preto e do Hospital Electro Bonini. Os estudantes acompanham os farmacêuticos na coleta e recebimento das amostras clínico-laboratoriais, o registro, a realização dos exames e a análise do laudo. Com cerca de 170 mil exames clínico-laboratoriais por ano, o LAC permite ao estudante aprimorar os conhecimentos na área do cuidado ao indivíduo, uma vez que agrega conhecimentos necessários para o acompanhamento do tratamento do paciente.
Farmácia Universitária
A Farmácia Universitária realiza a manipulação magistral de medicamentos alopáticos e fitoterápicos, cosméticos e dispensa medicamentos de referência, genéricos e similares. Trata-se de ambiente acadêmico imprescindível para a formação do farmacêutico, portanto, todos os estudantes do curso realizam estágio obrigatório na Farmácia Universitária. Lá os estudantes participam de atividades em tempo real, supervisionados por professores farmacêuticos e colaboram na orientação da população quanto às possíveis interações entre medicamentos, medicamentos e alimentos, reações adversas, os riscos da automedicação e abandono do tratamento. Também vivenciam as práticas farmacêuticas no preparo das prescrições nos laboratórios de sólidos, de semissólidos, líquidos e do controle da qualidade.
Laboratório de Biofarmacotoxicologia
No Laboratório de Biofarmacotoxicologia são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão e, para tanto, conta com equipamentos que permitem o desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de fármacos e medicamentos visando o controle de qualidade, além da análise de cosméticos e fluidos biológicos. No laboratório são ministradas aulas, monitorias e estágios obrigatórios do curso, assim como iniciação científica e a prática de Trabalhos de Conclusão de Curso que contêm parte experimental. Neste laboratório, parte da cadeia de produção, magistral ou industrial, do medicamento ou do cosmético é vivenciada.
Serviço de Orientação Farmacêutica (HEB)
No Serviço de Orientação Farmacêutica, localizado no Hospital Electro Bonini, o estudante vivencia atividades relacionadas à assistência farmacêutica ambulatorial e desenvolve conhecimentos e habilidades necessárias para orientar pacientes quanto ao uso racional de medicamentos, o acompanhamento farmacoterapêutico e prestação da assistência farmacêutica na elaboração de protocolos clínicos junto ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
Farmácia Hospitalar (HEB)
Na Farmácia do Hospital Electro Bonini, o estudante adquire conhecimentos sobre os princípios da assistência hospitalar, através de visão crítica sobre gestão tecnológica e de uso do medicamento. Também desenvolve ações voltadas à necessidade dos pacientes, como a adesão terapêutica, seguimento farmacoterapêutico, resolução e prevenção dos problemas relacionados aos medicamentos, farmácia clínica e cuidado farmacêutico centrado no paciente.
Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (08 J)
No Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, os estudantes realizam atividades relacionadas ao preparo industrial de medicamentos nas formas farmacêuticas sólidas, semissólidas, pós, líquidos orais e ao desenvolvimento de produtos, obedecendo às Boas Práticas de Fabricação. Semelhante à indústria farmacêutica, o laboratório está estruturado para garantir o fluxo racional do processo de produção de medicamentos, desde a entrada da matéria-prima até o produto final. Neste laboratório, o eixo de formação em tecnologia em saúde é aprimorado e proporciona ao estudante as competências e habilidades exigidas para atuação na área profissional da indústria farmacêutica.
Laboratório de Cosmetologia (17 J)
No Laboratório de Cosmetologia, o estudante desenvolve competências e habilidades necessárias à produção dos cosméticos, conhece matérias-primas e embalagens. O laboratório, além de contar com equipamentos apropriados que permitem a produção de diversas formas cosméticas, a pesquisa para o seu desenvolvimento e os estudos de estabilidade, está inserido no eixo de formação farmacêutica da tecnologia em saúde.
Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico (14 J)
No Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico, o estudante vivencia as práticas necessárias para garantir a segurança, eficácia e eficiência de produtos industrializados e magistrais, seja por meio da análise de amostras dos produtos, das matérias-primas, do ambiente, de equipamentos e do colaborador, em diferentes etapas do processo produtivo.
Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (12 J)
No Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, os estudantes ampliam seus conhecimentos sobre a fisiopatologia das doenças infecto-parasitárias e realizam atividades de iniciação científica e práticas dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Para tanto, o laboratório dispõe de infraestrutura adequada para a pesquisa e o isolamento de microrganismos presentes em amostras clínicas, identificação de agentes causadores de doenças infecciosas, estudo das atividades dos antimicrobianos, caracterização dos mecanismos de resistência aos antimicrobianos, assim como pesquisa de anticorpos específicos contra agentes infecciosos.
Laboratório de Hematologia Clínica (15 J)
No laboratório de Hematologia Clínica, os estudantes aprendem a execução, análise e interpretação dos exames da área, principalmente aqueles relacionados às células hematológicas. Supervisionados pelo professor e, com o auxílio de microscópio acoplado à televisão, os estudantes visualizam os principais aspectos das células hematológicas saudáveis e alteradas, antes de aplicarem seus conhecimentos para execução e análise do exame, realizados individualmente, nos microscópios, para posterior discussão e interpretação dos resultados obtidos.
Laboratório de Química Farmacêutica (10 J)
O Laboratório de Química Farmacêutica, em suas atividades práticas, direciona o estudante de Farmácia a se envolver com o planejamento, síntese, purificação e análise de fármacos. Deste modo, o estudante terá embasamento para lidar com as técnicas e seus fundamentos, que são frequentemente utilizadas pela indústria farmacêutica nos processos para obtenção de fármacos.
Farmácia de Unidade Básica de Saúde (UBS)
Os estudantes do Curso, por meio de convênio entre a Unaerp e a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, realizam estágios obrigatórios nas farmácias de 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do distrito leste, que contam com farmacêuticos contratados pela Universidade para supervisionar os estagiários na área de formação clínica profissional, especialmente relacionadas às atividades de dispensação de medicamentos e orientação de grupos terapêuticos específicos.
Laboratório de Análises e Tratamento de Resíduos Químicos

Com apoio da Reitoria e Diretorias da UNAERP e FAPESP, foi implantado em Agosto de 2002, no campus Ribeirão Preto da Universidade de Ribeirão Preto, o Laboratório de Análises e Tratamento de Resíduos Químicos que tem como principal objetivo adotar medidas de tratamento, recuperação e disposição final de resíduos químicos gerados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, além de conscientizar os responsáveis pelos setores geradores envolvidos relacionando-os à responsabilidade objetiva onde "QUEM GERA O RESÍDUO É RESPONSÁVEL PELO MESMO".

Conheça mais +
 
Eventos
Notícias
Cerca de 500 gestores municipais de Educação de todo o Estado de São...
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para...
A supervisora acadêmica da UNAERP Campus Guarujá, Nazareti Ferreira Alves,...
Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação...