Inscreva-se



Laboratórios


LAC - LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS


O Laboratório de Análises Clínicas (LAC), fundado em 1993, realiza cerca de 170 mil exames clínico-laboratoriais por ano e já recebeu 18 certificados de qualidade consecutivos emitidos pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Nele, são realizados estágios, atividades de extensão e prestação de serviços à população que incluem desde a coleta até o recebimento das amostras clínico-laboratoriais, passando pelo processo burocrático de registro das mesmas, até ao acompanhamento da realização dos exames pelos farmacêuticos e análise do laudo. O LAC realiza exames nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Hormônios, Baciloscopia e Urinálise, para pacientes com solicitações médicas de Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto e Hospital Electro Bonini. O LAC possui Certificado de Boas Práticas de Laboratório concedido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA



Implantada em 2004, a Farmácia Universitária "Cidinha Bonini" realiza a manipulação magistral de medicamentos alopáticos e fitoterápicos, de cosméticos e dispensação de medicamentos industrializados de referência e genéricos. Na Farmácia, são realizadas atividades e orientações à população quanto às interações que podem ocorrer entre medicamentos, medicamentos e alimentos, as possíveis reações adversas, os riscos da automedicação e abandono do tratamento indicado.




LABORATÓRIO DE BIOFARMACOTOXICOLOGIA


Planejado para atender o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços, o Laboratório de Biofarmacotoxicologia conta com equipamentos de última geração, incluindo aparelhos específicos para a identificação e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos, oriundos de materiais biológicos ou não. No local, são realizadas análises de controle de qualidade dos produtos manipulados na Farmácia Universitária, além de estágios, atividades de extensão, pesquisas e iniciação científica.



CENTRO DE INFORMAÇÃO DE MEDICAMENTOS – CIM


O Centro de Informação de Medicamentos (CIM) tem como objetivo promover o uso racional de medicamentos, através de informações farmacológicas, terapêuticas e toxicológicas objetivas, atualizadas, confiáveis, oportunas, pertinentes e devidamente processadas e avaliadas. O atendimento abrange a cidade de Ribeirão Preto e região.



Laboratório de Análises e Tratamento de Resíduos Químicos


Com apoio da Reitoria e Diretorias da UNAERP e FAPESP, foi implantado em Agosto de 2002, no campus Ribeirão Preto da Universidade de Ribeirão Preto, o Laboratório de Análises e Tratamento de Resíduos Químicos que tem como principal objetivo adotar medidas de tratamento, recuperação e disposição final de resíduos químicos gerados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, além de conscientizar os responsáveis pelos setores geradores envolvidos relacionando-os à responsabilidade objetiva onde "QUEM GERA O RESÍDUO É RESPONSÁVEL PELO MESMO".