Inscreva-se



Estrutura Organizacional

Profa. Elmara Lucia de Oliveira Bonini

REITORA

A administração da Universidade de Ribeirão Preto é composta por instâncias que trabalham integradas, coordenando todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São os Conselhos Superiores, Chancelaria, Reitoria, Grupo Gestor, Diretorias, Coordenações e Colegiados.

Coordenadorias da Diretoria de Ensino,Pesquisa e Extensão - DEPE

Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

Profa. Dra. Neide Ap. de Souza Lehfeld

Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu

Profa. Me. Sonia Maria Camargo dos Santos

Extensão


Profa. Me. Carmen Silvia Gonçalves Lopes

Coordenadoria da Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - DACE

Carolina Bonini Ribeiro Porto

Coordenadoria da Diretoria de Projetos Estratégicos - DIPRO

Vanessa França Bonini Panico

Assessoria Administrativo-Financeira

Alicia Maria Bonini Ribeiro



Estrutura Acadêmica

Conselho Universitário

Órgão deliberativo, consultivo e normativo máximo da Unaerp em assuntos de política institucional de ensino, pesquisa e extensão.

Conselho de Administração

Conselho de Administração

Chancelaria

Exerce jurisdição superior da Unaerp, podendo vetar decisões que possam afetar os princípios norteadores da Instituição.

Reitoria

Órgão executivo que coordena e supervisiona as atividades da Unaerp. É exercida pelo reitor e coadjuvada pelo Grupo Gestor.

Grupo Gestor

Órgão executivo de coordenação e supervisão da Unaerp, é constituído por uma equipe multiprofissional e pelos coordenadores das funções básicas da Universidade.

Diretoria do Campus Guarujá

Supervisiona e coordena as atividades e setores específicos no campus da Unaerp instalado no município de Guarujá em 1999.

DEPE - Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão

Concebida como órgão dedicado ao cultivo da ciência e ao ensino nos níveis de graduação e pós-graduação, congrega representantes de cada atividade--fim da Unaerp e Colegiados das Áreas de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências da Saúde. A DEPE é constituída por três áreas de coordenação: Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão

DAF - Diretoria de Administração e Finanças

Constituída para prestar serviços de infraestrutura e apoio a todos os órgãos da UNAERP.

DACE - Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

Constituída para prestar serviços de acompanhamento acadêmico do estudante e de comunicação com a comunidade universitária e com a sociedade.

DIPRO - Diretoria de Projetos Estratégicos

Órgão executivo de desenvolvimento organizacional, de planejamento estratégico e intermediações das relações entre a Unaerp e a sociedade organizada, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão interinstitucionais.

Colegiado de Área

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão congrega cursos e programas coordenados e orientados por representantes das atividades–fim e por Colegiados de cada Área do Saber. Os Colegiados de cada área são presididos pelo coordenador da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e integrados por membros indicados por seus pares.

Colegiado de Curso

Órgão de orientação e decisão da política didático-pedagógica específica de cada curso, composto pelo coordenador de curso, que é o presidente, por dez docentes que ministrem disciplinas constitutivas e representativas das matérias obrigatórias do currículo, eleitos por seus pares, por dois alunos regulares do curso, indicados pelo respectivo Diretório Acadêmico ou, na falta deste, por dois representantes de classe indicados pelo grupo de representantes de classe.

Coordenação de Curso

Responde pelo acompanhamento e execução do Projeto Pedagógico - níveis de graduação e pós-graduação - gerencia a dinâmica dos docentes e os relacionamentos entre professores, alunos, equipes de apoio, grupos sociais e setores que fazem interface com o curso.

Núcleo Docente Estruturante

O NDE é responsável pela formulação do projeto pedagógico do curso, bem como por sua implementação e consolidação. É composto por professores que tenham titulação em nível de pós-graduação Stricto Sensu, contratados em regime de trabalho que assegure preferencialmente dedicação plena ao curso e com experiência docente nesta e em outras instituições. O NDE tem diversas atribuições, entre elas: atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso; conduzir os trabalhos de reestruturação curricular; analisar e avaliar os Planos de Ensino; supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso, entre outras.

CPA - Comissão Permanente de Avaliação

A Universidade de Ribeirão Preto exercita a autoavaliação desde a década de 80. O procedimento leva em conta as várias dimensões da Instituição, desde o ensino e pesquisa a corpo docente, discente e técnico administrativo, infraestrutura e recursos financeiros. Utilizada como um importante instrumento de planejamento e mudança, em 2004 o sistema de autoavaliação passou a atender às Orientações Gerais do SINAES, através da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil. O método de trabalho da CPA utiliza técnicas diversas de pesquisa e captação de dados aplicadas em todos os segmentos da Instituição, assim como realiza análise e divulgação desses dados.




Voltar